O que é ar-condicionado Inverter, como funciona e quanto custa

Na hora de comprar um ar-condicionado, muitos questionamentos surgem: quantos BTUs são necessários para climatizar o ambiente, o que é selo procel A, qual é o preço justo a se pagar por um aparelho, e muitas outras perguntas. Neste momento, uma das coisas que deve ser observada é se o ar-condicionado split possui ou não a tecnologia Inverter. Mas você sabe o que é essa tecnologia e quais são os seus benefícios? Se você quiser saber tudo sobre o Ar-Condicionado Inverter, fica a dica: siga na leitura conosco que te contaremos tudo!

O que é Inverter e por que essa tecnologia foi criada?
Como falamos anteriormente, é essencial você saber tudo sobre o ar-condicionado inverter antes de decidir qual é a melhor opção para você. Inverter é uma tecnologia bastante procurada por quem quer garantir a melhor temperatura ambiente com menor consumo de energia, seja no escritório ou em casa. Sabemos que no verão as contas de luz tendem a aumentar um pouco, pois o ar-condicionado costuma ficar ligado com uma maior frequência com relação ao inverno. E é aí que entra essa super invenção: o sistema Inverter foi desenvolvido com o objetivo de reduzir o consumo de energia de um aparelho Split e, ao mesmo tempo, atingir rapidamente a temperatura desejada. Aparelhos que possuem essa tecnologia são equipados com um dispositivo eletrônico que é capaz de ajustar a velocidade do compressor de acordo com a oscilação de temperatura do recinto. Dessa forma, o compressor fica sempre em funcionamento e demora um tempo menor para conseguir atingir a temperatura desejada. Outra característica dessa tecnologia é o gás refrigerante que é utilizado: o R410A. Ele é conhecido como “gás ecológico”, já que não agride a camada de ozônio. Em aparelhos tradicionais, que não possuem a tecnologia Inverter, a climatização do ambiente ocorre de maneira diferente. Neles, o compressor é acionado e começa a girar até conseguir atingir a temperatura previamente programada e, em seguida, ele é desligado automaticamente. Por conta da forma com o compressor é acionado e desligado no ar-condicionado tradicional, aumentam os picos de energia e, consequentemente, a conta de luz fica mais cara. E, quando falamos sobre o que é Inverter, é importante mencionar: ele é uma tecnologia e não um modelo. Isso significa que o sistema Inverter pode estar em vários estilos de ar-condicionado Split, como o Split High wall, Cassete, Piso Teto e Multi-Split.

Vantagens do ar-condicionado Inverter
Agora que você já sabe o que é a tecnologia Inverter e como ela funciona, descubra todas as suas vantagens:

1. Desempenho
Nos modelos de ar-condicionado Inverter, a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em mais conforto, menos ruído e redução do consumo energético.

2. Economia de energia
Como o compressor do Split Inverter nunca é completamente desligado, ele gasta menos energia na partida, tornando-se mais econômico. É por isso que, ao pesquisar sobre o que é Inverter, uma das primeiras coisas que você encontra é o fato desta ser uma opção mais econômica a longo prazo. Esse modelo economiza cerca de 40% de energia em relação aos modelos convencionais!

3. Redução de ruído
No Split Inverter, como o compressor está sempre funcionando em baixa rotação, não existe o ruído do famoso “liga-desliga”. Nem mesmo na unidade interna (evaporadora), onde há um nível de regulagem adicional da velocidade do fluxo de ar, tornando-o ainda mais lento e suave.

4. Durabilidade
Como o motor do equipamento Split Inverter não liga e desliga o tempo todo, o desgaste do compressor é menor. Isso proporciona durabilidade estendida ao aparelho.

Quanto custa um Inverter?

O Ar-Condicionado Inverter costuma representar um investimento inicial um pouco maior do que os aparelhos convencionais. Isso se deve à tecnologia de ponta utilizada nesse modelo. Porém, essa tecnologia possibilita a vantagem de consumir menos energia elétrica. Em geral, o Split Inverter proporciona uma economia energética de até 40% em relação ao Split convencional. Em suma, a compra do aparelho Inverter sai mais caro que um modelo convencional, porém será mais econômico no consumo de energia.

Dica:
Se tratando de eficiência energética, sempre dê preferência de compra aos equipamentos ou eletrodomésticos que possuam o Selo Procel. Este selo é a garantia de aparelhos mais eficientes e com menos consumo de energia.

Qual é o consumo mensal de um ar-condicionado Inverter?
Para definir o consumo mensal de um ar-condicionado Inverter, teremos que levar em consideração algumas variáveis, como por exemplo, a localização geográfica onde o aparelho será instalado. Por exemplo, o estado do Pará é bem mais quente que o estado de São Paulo. Consequentemente, uma residência no Pará consome mais energia do que uma paulista, pois o ambiente exige mais do compressor para atingir a temperatura que trará o conforto e o frescor desejado.

Além da localização geográfica, outras variáveis importantes a serem consideradas, são:

Marca (veja todas em nosso site)
Categoria (Split High wall, Cassete, Piso Teto, Multi Split)
Potência em BTUs (Clique aqui para fazer o cálculo de BTUs apropriado para o seu ambiente)
Ciclo (apenas frio ou quente-frio)
Além disso, você também terá que considerar um componente importante da descrição do ar-condicionado: o kW/h ou watts (denominador de eficiência energética). Esse dado indica quanta energia o aparelho consome por hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× ZAP RECONFRIO