Como escolher a máquina de lavar roupas ideal para você

Preço, capacidade, qualidade do produto e o espaço que ele ocupará dentro da lavanderia são pontos a serem analisados.
É indiscutível: a máquina de lavar roupas se tornou um eletrodoméstico indispensável na vida da maioria das famílias que prezam pela praticidade e/ou não têm muito tempo para lavar peça por peça de roupa à mão.

Pensando nisso, atualmente existem inúmeras opções de lavadoras no mercado – desde as mais simples até as mais completas (como, por exemplo, as que além de lavar também secam as peças). O objetivo é atender às diferentes necessidades de cada família.
No entanto, escolher a máquina de lavar roupas ideal para uma casa, diferentemente do que muita gente pensa, não é tarefa fácil!

Isso porque, o consumidor deve pensar muito além da questão do valor: deve pesquisar cada detalhe do produto levando em consideração as particularidades da família, o espaço disponível na lavanderia, entre outros pontos.

Os diferentes tipos de máquinas de lavar roupas:

Abaixo você confere boas orientações de como escolher a máquina de lavar roupas ideal para a sua casa. Mas, antes disso, é fundamental conhecer os diferentes tipos de produtos disponíveis hoje no mercado, bem como suas vantagens e desvantagens:

1. Automática: As máquinas de lavar roupas automáticas permitem a programação de um ciclo por completo: desde encher a máquina de água até a centrifugação. “Alguns modelos até dosam a quantidade de sabão e amaciante de acordo com a quantidade de roupa”, comenta Fábio Marques, gerente de Engenharia de Serviços da Whirlpool Latin America.

Vantagem e indicação: são práticas e fáceis de usar. Por tudo isso, são bem indicadas para pessoas que têm o dia a dia corrido.

Desvantagem: as lavadoras automáticas são mais caras se comparadas às máquinas semiautomáticas.

2. Semiautomática: Fábio Marques explica que as máquinas semiautomáticas possuem a seleção de nível manual, que deve ser ajustada de acordo com o volume de roupa.

Vantagem e indicação: as lavadoras semiautomáticas são, em média, mais baratas. Assim, são ótima opção para pessoas que têm certo tempo para acompanhar a lavagem. Além disso, são mais econômicas no consumo de água e energia.

Desvantagem: as lavadoras semiautomáticas exigem mais atenção, já que não fazem todo o trabalho sozinhas (como no caso das lavadoras automáticas).

3. Tanquinho: Os tanquinhos são semelhantes às máquinas semiautomáticas, mas muitas vezes vêm com um esfregador semelhante ao dos tanques tradicionais da área de serviço, conforme explica Fábio Marques. Vantagem e indicação: os tanquinhos são produtos de menor valor. Dessa forma são indicados para pessoas/famílias que não desejam gastar muito no momento da compra e que têm certo tempo para acompanhar a lavagem das roupas.

Desvantagem: os tanquinhos são produtos de menos valor porque, em geral, precisam da intervenção do consumidor para abrir e/ou fechar a torneira durante a entrada de água e para escoar no final da lavagem, além de normalmente não possuírem sistema de centrifugação.

4. Lava e seca: Fábio Marques destaca que as máquinas Lava e Seca podem ser utilizadas tanto para lavar as roupas como para secá-las. “Costumam oferecer diversas funções para atender necessidades diferentes em relação à quantidade e tipo de peça”, acrescenta.

Vantagem e indicação: a máquina Lava e Seca é ideal para lavanderias menores, por ser um produto “dois em um” e ocupar pouco espaço. Sendo assim boa opção para pessoas que moram em apartamentos pequenos, por exemplo. As máquinas Lava e Seca são ainda práticas, pois não há a necessidade de tirar a roupa do cesto da máquina de lavar e transferi-la para o cesto da secadora. Além disso, elas possuem geralmente tecnologia avançada que permite economizar energia e evitar desperdício de água.

Desvantagem: as lavadoras Lava e Seca estão entre as mais caras do mercado. Além disso, por serem máquinas com tecnologia de ponta, apresentam controles digitais que demandam pelo menos um pouco de intimidade com tecnologia.

5. Secadora: Fábio Marques explica que as secadoras desempenham a função de acelerar o processo de secagem das peças, por meio do ar quente ou frio. “O ar frio é pouco conhecido, mas além de ser utilizado para realizar a secagem de itens sensíveis ao calor, pode ser utilizada no final da secagem por ar quente, durante 10 minutos, deixando os tecidos macios e agradáveis ao toque”, acrescenta o gerente de Engenharia de Serviços da Whirlpool. Fábio destaca ainda que existem secadoras que utilizam gás para esquentar o ar que vai secar as roupas; já outros modelos utilizam resistência elétrica. “As secadoras a gás são produtos maiores e indicados para famílias numerosas e com um bom espaço na lavanderia”, diz.

Vantagem e indicação: dependendo do tecido, algumas roupas não precisam ser passadas a ferro após a secagem. As secadoras a gás, mais particularmente, são grandes e indicadas para famílias numerosas.

Desvantagem: para instalação da secadora, é preciso de uma área de serviços com espaço, já que o consumidor que a tem precisa contar ainda com outro produto – a lavadora, no caso.

6. Centrífuga: Fábio explica que centrífuga é um produto com alto giro do seu cesto, podendo ter uma centrifugação até três vezes maior que o de uma lavadora.

Vantagem e indicação: as roupas saem com pouquíssima umidade e o tempo de secagem diminui muito. A centrífuga é um produto muito útil principalmente para quem mora em apartamento e tem pouco espaço na lavanderia para secar as roupas.

Desvantagem: dentro da centrífuga cabem poucas peças de roupas por vez, por isso não é um produto tão indicado para famílias grandes e/ou que utilizam/sujam muitas roupas.

7. Minilavadoras: “As minilavadoras, como a Brastemp Eggo, exemplo, são indicadas para lavagem de roupas íntimas e/ou delicadas, têm capacidade para em torno de 1 Kg de roupa e podem ser instaladas até mesmo no banheiro. Possui baixo consumo de água e de energia”, explica Fábio Marques.

Vantagem e indicação: são ótimas para a lavagem de roupas íntimas e/ou delicadas e ocupam pouco espaço, sendo assim, boa opção para quem mora em apartamento pequeno. Permitem ainda a economia de água e de energia.

Desvantagem: as minilavadoras são um tipo de lavadora de roupas com capacidade reduzida, geralmente entre 1kg e 3kg, dessa forma, não são indicadas para famílias numerosas e nem para quem costuma ter muitas roupas para lavar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× ZAP RECONFRIO