Saiba como usar a máquina de lavar corretamente

Utilizar corretamente a máquina de lavar roupas é a forma mais eficiente de economizar em diversos aspectos. Além da funcionalidade e praticidade que a máquina proporciona, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o consumo consciente, que passa pela utilização de produtos corretos, a separação das roupas lavadas, a quantidade de água usada e a manutenção do aparelho.

O processo de separação das roupas é parte fundamental na lavagem. Além de separar por cor, é importante não misturar alguns tipos de peças para não desgastar o tecido, manchar ou soltar pelos. “Lave as toalhas de banho e rosto somente com peças deste tipo, não misture jeans com tecidos mais finos, lave roupas intimas com roupas de tecidos mais leves e lingeries mais delicadas juntas”, pondera a especialista de pesquisa e desenvolvimento da Unilever, Anelise Pineli.

Antes de colocar as peças para lavar na máquina, é importante retirar todos os objetos que possam se soltar e estragar o bom funcionamento da lavadora.
Olhe os bolsos, retire cintos, alfinetes e enchimentos. As peças íntimas devem ser lavadas dentro de saquinhos especiais para não estragarem e roupas rasgadas devem ser consertadas antes da lavagem.

Lembre-se de fechar todos os zíperes ou botões de pressão para que eles não prendam em outras peças.
Máquinas de lavar têm capacidade limitada de lavagem por peso. E uma dúvida comum é se o tal peso deve ser considerado com as roupas secas ou molhadas.
Respeitar estas indicações de uso é importante para preservação e vida útil do produto. “A capacidade das lavadoras é ajustada para roupas secas e padronizada seguindo a norma do INMETRO.

Em uma máquina com capacidade de 8 kg, a forma mais simples de calcular é considerando 60% da capacidade, ou seja, multiplicando a capacidade de 8kg por 0,6 que é igual a aproximadamente de 5 kg. É importante lembrar que esse cálculo é uma aproximação, pois alguns tipos de roupa como, por exemplo, roupas de cama e toalhas ocupam mais espaço na lavadora”, explica o diretor do Negócio Água e Serviços da Whirlpool Latin America, Carlos Eduardo Sousa.

As etiquetas das peças fornecem importantes informações sobre como proceder na lavagem e secagem das roupas. Na hora de programar a máquina, busque o ciclo de lavagem mais adequado para o material.

Depois de utilizar a máquina de lavar roupas, é importante deixar a porta da máquina aberta para secar o interior do tambor. “Desta forma, você evita que o bolor e mofo se formem nas paredes internas”, orienta Anelise, emendando ainda que é preciso desligar o aparelho. “A orientação é sempre retirá-lo da tomada quando não estiver em uso”.

Para cuidar da segurança e fazer com que sua máquina funcione bem, escolha pra ela um local protegido de raios solares, chuva e longe de churrasqueiras, aquecedores ou qualquer outra fonte de calor. Também é importante deixar uma distância de 10 cm ao redor dela.

A limpeza interna da lavadora deve ser realizada a cada dois meses. Basta colocar meio litro de alvejante diretamente no cesto e ligar na função de lavagem comum. Já a limpeza externa, deve ser feita semanalmente.

“Como a tampa acumula resíduos, deve-se utilizar sabão neutro, aplicado com esponja ou pano macio, em toda sua extensão. Produtos como limpa-vidros, álcool, removedores ou substâncias abrasivas nunca devem ser utilizados, principalmente na tampa. Evite ainda jogar jatos de água e lembre-se de secar a superfície higienizada para evitar ferrugens”, completa Carlos Eduardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× ZAP RECONFRIO